Preenchimento e toxina botulínica: como são feitos os procedimentos

Preenchimento e toxina botulínica: como são feitos os procedimentos

Conforme os anos passam, envelhecemos. Os sinais desse envelhecimento ficam marcados na pele. Rugas, olheiras, sulcos (bigode chinês) e depressões no rosto denunciam a passagem do tempo. Até é possível prevenir o aparecimento das marcas da idade começando a utilizar cedo filtro solar, algum creme anti-rugas e outros cosméticos que ajudam a manter a pele saudável e retardar o envelhecimento.

Mas, mesmo assim, existem marcas de expressão que surgem com o passar dos anos ou pela falta de cuidados, que os cosméticos não amenizam. Para esses casos, existem soluções na medicina que auxiliam a rejuvenescer o rosto e que não são invasivos como uma cirurgia. Estamos falando do preenchimento cutâneo e da toxina botulínica.

Preenchimento cutâneo

O primeiro deles consiste em injetar na pele uma substância para preencher rugas, marcas profundas, repor o volume em áreas alteradas pelo envelhecimento, remodelar formas e contorno dos lábios e rosto. Essa substância pode ser ácido hialurônico, gordura colágeno, ácido poliláctico, e hidroxiapatia de cálcio. A mais usada é o ácido hialurônico, por ser absorvido pelo organismo e pela pouca probabilidade em desencadear alergias.

Há dois modos de aplicar a substância. Por meio de microcânulas (um tipo de agulha mais longa, sem ponta) ou de agulhas que são aplicadas na pele. Assim que é realizado o preenchimento, já é possível notar melhora na área da aplicação e retornar às atividades diárias. O procedimento não exige internação. Apenas alguns cuidados, como:

  • manutenção periódica;
  • não praticar exercícios ou atividade semelhante no dia da aplicação;
  • aplicar gelo no local, caso fique vermelho ou o paciente sinta dor.

Toxina botulínica

Para reduzir ou eliminar linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço é possível recorrer à forma cosmética da toxina botulínica, uma solução temporária para os sinais do envelhecimento.

A toxina botulínica é aplicada por meio de uma injeção nos músculos da face produtores de rugas. A substância enfraquece esses músculos, suavizando as marcas de expressão. O efeito completo surge em até uma semana e dura entre três e quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de aplicações necessárias depende das características faciais e da extensão das rugas de cada pessoa, entre outros fatores.

É um procedimento que dispensa o uso de anestesia, não exige repouso e nem um período de recuperação. Quem aplica a toxina botulínica pode retomar as atividades normais logo após o procedimento. Deve apenas evitar esfregar ou massagear as áreas tratadas para que a substância não migre para outra área do rosto. E ficar atento a alguns possíveis efeitos colaterais:

  • hematomas e dor no local da injeção;
  • vermelhidão;
  • dor de cabeça;
  • sintomas gripais;
  • náuseas;
  • e fraqueza temporária facial ou ptose.

Por isso é importante realizar o procedimento com um cirurgião plástico qualificado que utilize um produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma dica é verificar se o profissional é especializado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O médico especializado em cirurgia plástica é o profissional adequado para orientar sobre a melhor opção entre o preenchimento cutâneo e a toxina botulínica para amenizar os sinais de expressão.

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516