Excesso de pele nas pálpebras – saiba como tratar

Excesso de pele nas pálpebras – saiba como tratar

excesso de pele nas pálpebras é uma condição relativamente frequente ao longo da vida, se tornando um alteração não apenas estética, como também de saúde, apresentando um prejuízo visual e baixa autoestima.

É comum a perda da firmeza e elasticidade da pele com o passar dos anos, causado pela diminuição e desorganização de substâncias importantes para a pele como colágeno e elastina.

Quais as causas do excesso de pele nas pálpebras

Existem muito fatores que podem levar ao excesso de pele nas pálpebras, sendo, como já dito antes, o envelhecimento e a exposição solar os mais comuns entre eles. Contudo, a flacidez das pálpebras também pode ocorrer por conta de:

  • fadiga/cansaço;
  • distúrbios do sono;
  • hereditariedade/genética;
  • idade/envelhecimento;
  • alergias;
  • olhos secos;
  • dermatocalasio;
  • blefarites e;
  • exposição solar.

Tratamentos para corrigir o excesso de pele nas pálpebras

Existem muitas cirurgias plásticas voltadas para a face, todas visando estabelecer um equilíbrio que permita ao indivíduo sentir-se em harmonia com sua própria imagem e com o universo que o cerca.

Os tratamentos para o excesso de pele nas pálpebras, irão variar de acordo com o motivo e a gravidade, ou seja, deverá ser bem analisado pelo médico, visando saber se essa flacidez ocorreu naturalmente, se foi algo que ocasionou ou até mesmo se é não apenas excesso de pele e sim uma ptose palpebral.

Existem muitas opções de tratamento, sejam cirúrgicos ou não. Os mais conhecidos e apresentam melhores resultados são:

  • Blefaroplastia – cirurgia para remoção do excesso de pele e ou bolsas de gordura das pálpebras;

  • Outros tratamentos minimamente invasivos que promovem calor: radiofrequência (Bodytite e Morpheus),laser de CO2 e ultrassom microfocado.

Esses são alguns exemplos de tratamentos, contudo, o procedimento mais procurado é a cirurgia plástica de pálpebras, a Blefaroplastia.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), essa cirurgia está entre as cirurgias estéticas faciais mais realizadas no mundo, quando o assunto é sobre a flacidez das pálpebras.

Blefaroplastia

cirurgia plástica das pálpebras, consiste em uma cirurgia realizada na região superior, inferior ou até mesmo em ambas as pálpebras, e seu principal objetivo é trazer uma melhoria na qualidade de vida, além de rejuvenescimento da região ocular do paciente. É indicada para os casos mais graves de pálpebras pesadas, quando impacta o campo visual.

Essa cirurgia tem duração aproximada de 40 minutos se apenas superior ou inferior e 90 minutos se realizada em ambas. Não há necessidade de internação, sendo feita em regime de hospital dia.

Por ser feita por um cirurgião plástico, as cicatrizes geralmente se apresentam finas, pouco aparentes ou até mesmo imperceptíveis e bem posicionadas, disfarçando ao máximo sua visualização. Mas lembre-se,  precisa ser realizada por um cirurgião plástico especializado e de confiança.

Radiofrequência (Bodytite e Morpheus)

Essa técnica pode ser cirúrgica ou não, porém, em ambas situações é minimamente invasiva. O calor é produzido por conta da emissão de ondas de radiofrequência – seguras para a saúde e já utilizada na medicina por mais de 100 anos.

Essas ondas promovem o aquecimento  das camadas mais profundas da pele, fazendo com que a produção de colágeno e elastina seja estimulada e, como resultado, melhora da espessura e elasticidade da pele.

A radiofrequência, ajuda na tonificação da pele das pálpebras e também ao redor dos olhos, melhorando a aparência do paciente. É um procedimento que pode ser facilmente realizado em regime ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar.

Laser de CO2

Laser de CO2 permite que as rugas e a flacidez sejam reduzidas, além de melhorar a textura da pele onde o tratamento está sendo feito.

O resultado dessa técnica vai surgindo aos poucos mas, novamente, vai de paciente para paciente, uma vez que em alguns casos podem ser visíveis no mesmo dia, logo após o procedimento.

Por isso, mais de uma sessão é necessária e os resultados tendem a reduzir conforme a pele retoma seu processo de envelhecimento natural.

Ultrassom microfocado

Procedimento não cirúrgico que consiste na aplicação de ondas de ultrassom através da pele, no qual o encontro das luzes em determinada profundidade produzem calor, com o intuito de estimular a produção de colágeno e melhorar o aspecto da pele.

O ultrassom microfocado é um procedimento não invasivo, permitindo que as pessoas que utilizam essa técnica sejam capazes de voltar à suas atividades logo depois. Assim como a radiofrequência Morpheus, esse procedimento também é feito periodicamente e no próprio consultório, sem necessidade de anestesia.

Converse com um cirurgião especializado

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para evitar o excesso de pele e flacidez nas pálpebras, uma vez que ela é decorrente do envelhecimento natural dos tecidos. Contudo, existem diversos tratamentos disponíveis para melhorar aparência dos olhos e qualidade de vida do paciente.

É importante ressaltar que o excesso de pele nas pálpebras podo resultar de muitos e diferentes motivos. Se, mesmo não sendo verdadeiramente prejudicial à saúde, estiver se sentindo incomodando, marque uma consulta com seu médico cirurgião plástico para um diagnóstico completo. Dessa forma, você será capaz de discutir o assunto e conversar sobre as diversas opções de tratamento.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então segue a gente no Facebook e Instagram! Dessa forma você vai ficar por dentro de todas as nossas novidades e curiosidades. Além disso, você também pode acessar o nosso blog (link) e ficar por dentro de outros artigos sobre cirurgias plásticas, tudo pensado para você!

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516