Dr. Conrado d’Avila responde principais dúvidas sobre a Blefaroplastia

Dr. Conrado d’Avila responde principais dúvidas sobre a Blefaroplastia

Os olhos são uma região muito importante para a harmonia facial, afinal, através de um olhar somos capazes de transmitir sentimentos e pontos da nossa personalidade. São muitos os fatores que podem alterar essa região como: traumas, anomalias ou até mesmo o envelhecimento natural da região. Essas alterações podem interferir na autoestima de uma pessoa, fazendo com que ela procure pela blefaroplastia.

cirurgia plástica das pálpebras está intimamente ligada com a autoestima, a imagem que as pessoas têm de si mesmas, seja ela positiva ou negativa. Este é um ponto central e muito importante para a saúde mental, sendo capaz de determinar o pensamento e o comportamento de um indivíduo. Além da ligação estética, a blefaroplastia também pode ter âmbito funcional, quando as pálpebras afetam o campo de visão de uma pessoa.

Neste artigo, o Dr. Conrado d’Avila responde quando e como a blefaroplastia é realizada, cuidados pré e pós-operatórios, e também explica por que esta cirurgia é uma das mais realizadas por quem busca rejuvenescer o olhar.

O que é a Blefaroplastia?

blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras, podendo ser realizada na região superior, inferior ou em ambas.

Ela está entre uma das cirurgias estéticas (no rosto) mais realizadas no mundo, e seu principal objetivo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é proporcionar rejuvenescimento e a melhora, tanto funcional como estética, da região em volta da órbita.

Essa cirurgia também é capaz de proporcionar um alívio nas expressões, além de melhorar os sinais de envelhecimento.

Dúvidas mais comuns sobre a blefaroplastia

É comum que dúvidas sobre esse tipo de procedimento sejam frequentes, e em consequência disso, o Dr. Conrado d’Avila respondeu algumas perguntas, a fim de esclarecer melhor os pontos da blefaroplastia. Confira!

Para quem o procedimento é indicado?

Para pacientes descontentes com o excesso de pele nas pálpebras ou excesso de bolsas de gordura nos cantos dos olhos, próximo ao nariz. Os pacientes começam a perceber a insatisfação quando sentem “peso nos olhos”, quando precisam elevar as sobrancelhas para abrir melhor os olhos, quando a maquiagem é disfarçada ou pouco perceptível pelo excesso de pele, ou até mesmo quando o rímel começa a borrar a pele das pálpebras.

Nas pálpebras inferiores, quando há o excesso de pele ou enrugamento de uma pele fina, e principalmente quando associado a isso existe um abaulamento, uma proeminência na região, provocada pelo excesso de bolsas de gordura palpebrais inferiores.

Há contraindicações para a cirurgia das pálpebras?

As contra-indicações são as mesmas para qualquer cirurgia eletiva. Desta forma, se os exames pré-operatórios estiverem normais e à suspensão de eventuais medicações de uso diário (como, por exemplo, anticoagulantes),não há contraindicações.

Quanto tempo para se preparar?

O tempo necessário para se preparar está relacionado a execução dos exames complementares pré-operatórios, consulta pré-operatória com anestesiologista e disponibilidade de agenda cirúrgica para realização do procedimento. Dependendo da época do ano, pode variar de 2 semanas até 2 meses.

Quanto tempo para se recuperar?

O tempo de recuperação varia de acordo com a extensão da cirurgia. Nos primeiros três dias o edema (inchaço) e equimose (áreas roxas ou avermelhadas) é progressivo, cedendo a cada dia após o terceiro dia. Ao sétimo dia, boa parte do edema e equimose cederam, regredindo suavemente a cada dia nas semanas seguintes.

De modo geral, cirurgias mais simples como pálpebras superiores, de 7 a 10 dias o paciente se sente confortável para exposição ao público. Quando mais complexas e/ou extensas, quando associada as pálpebras inferiores, pode levar de 10 a 14 dias para o mesmo ocorrer.

Eventuais áreas de equimose (roxos),podem persistir até o final do primeiro mês, porém são facilmente disfarçadas por maquiagens ou filtros solares com base (cor).

Após quanto tempo é possível ver resultado?

A partir do sétimo dia já é possível perceber melhora do aspecto das pálpebras. Entretanto, devido à oscilação do inchaço e processo cicatricial, o resultado desejado geralmente surge próximo aos 30 dias, podendo se estender até 3 meses. O resultado final tende a se estender por um tempo próximo de 8 a 10 anos.

Quais os principais cuidados antes e depois da cirurgia?

Seguir as orientações do cirurgião plástico é fundamental. No período pré-operatório serão fornecidas recomendações em relação a dieta, posicionamento, banhos, atividades físicas, drenagem linfática, entre outras.

No pós operatório, deve-se manter repouso, evitar esforços, seguir uso de colírios e gel lubrificante, evitar exposição a luz, principalmente solar. Essas são recomendações fundamentais a serem seguidas na primeira semana.

Como são as cicatrizes?

Quando realizadas por um profissional, médico cirurgião plástico, com experiência neste tipo de cirurgia, as cicatrizes geralmente se apresentam finas, pouco aparentes ou até mesmo imperceptíveis e bem posicionadas, disfarçando ao máximo sua visualização.

Os riscos da Blefaroplastia

É muito importante frisar que a decisão de fazer uma cirurgia, seja ela qual for, é algo extremamente pessoal e só você é quem deve decidir se os benefícios vão ao encontro dos seus objetivos, isso inclui se os riscos e potenciais complicações desse procedimento são aceitáveis.

É necessária uma conversa sincera com seu médico cirurgião, pois ele irá explicar detalhadamente todos os riscos ligados a essa cirurgia. Segundo a  Associação Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), alguns dos riscos mais comuns dessa cirurgia são:

  • cicatrizes desfavoráveis ou mal posicionadas;

  • visão embaçada ou temporariamente prejudicada;

  • edema nos cantos das pálpebras;

  • ressecamento ocular;

  • dificuldade de fechar seus olhos (lagoftalmo);

  • má cicatrização;

  • dor, que pode perdurar;

  • lesões corneanas, como úlceras;

  • perda da visão, (extremamente raro); e

  • queda das pálpebras inferiores (ectropio).

Os riscos podem variar, e como dito antes, esses são só alguns. Por isso, o Dr. Conrado d’Avila salienta a importância de realizar este procedimento com um médico cirurgião plástico com boa formação e com experiência neste tipo de cirurgia.

São muitos os benefícios que a blefaroplastia é capaz de trazer, tanto para a autoestima como para uma melhor qualidade de vida. É normal que muitos pacientes se sintam inseguros com a realização de um procedimento como esse, por essa razão, é necessário todo um cuidado na escolha do melhor lugar para a realização da cirurgia.

Uma boa equipe especializada e que te passe toda a segurança que você precisa, faz toda a diferença.

Gostou deste assunto? Se quiser ter mais informações sobre essa e outras técnicas cirúrgicas, não deixe de nos procurar pelos telefones (48) 4009-3395 / (48) 98815-3003. Teremos muito prazer em ajudá-lo e tirar todas as suas duvidas. Aproveita e segue a gente no Facebook e Instagram para não perder nenhuma das nossas atualizações.

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516