Cirurgias faciais: conheça quais são e para que caso cada uma é indicada.

Cirurgias faciais: conheça quais são e para que caso cada uma é indicada.

As cirurgias faciais referem-se a todos e quaisquer procedimentos voltados à melhoria da face, reparadores ou estéticos.

São muitos os tipos de cirurgias plásticas, principalmente as voltadas para a região do rosto. Afinal, as pessoas visam cada vez mais poder se olhar no espelho e se satisfazerem verdadeiramente com o que veem. Cirurgias plásticas estão ligadas a autoestima, uma vez que esses procedimentos estão direcionados a correção de imperfeições e melhoria da imagem.

É comum, nas pessoas interessadas por cirurgias faciais, surgirem dúvidas e até mesmo curiosidade sobre os tipos de procedimentos existentes, qual seria a melhor técnica, assim como saber se já está na hora ou em que momento deve ser realizada.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo o artigo para entender melhor sobre cada um desses procedimentos.

Tipos de cirurgias faciais

Como já dito antes, existem muitos tipos de cirurgias plásticas faciais, assim como são vários os motivos que levam as pessoas a procurarem esses procedimentos. Independente do motivo, corrigir e disfarçar imperfeições e aumentar a autoestima sempre será o principal objetivo.

Confia alguns tipos de cirurgias faciais

Rinoplastia

Em uma pesquisa feita em 2017, pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS),a rinoplastia ficou em quinto lugar como procedimento cirúrgico estético mais executado no mundo. Ela é uma cirurgia de pequeno porte que melhora a aparência do nariz.

Esse procedimento é capaz de tratar a anatomia nasal, proporcionando harmonia da face, em ambos os sexos. Além do tratamento estético, também pode corrigir possíveis dificuldades respiratórias. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral ou associação de sedação intravenosa e anestesia local, com duração aproximada de 2 horas.

A recuperação é relativamente rápida, possibilitando retorno as atividades laborais após uma semana de cirurgia. Atividades mais complexas, como exercícios físicos devem retornar apenas após duas a três semanas.

Blefaroplastia

Também conhecida como cirurgia plástica das pálpebras, ela tem como principal objetivo proporcionar rejuvenescimento e melhoria tanto funcional quanto estética da região dos olhos.

Essa cirurgia serve para retirar o excesso de pele ou remover bolsas de gordura das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores, proporcionando alívio nas expressões e melhorando aqueles sinais de envelhecimento.

Qualquer pessoa com exames pré-operatórios normais pode realizar essa cirurgia, com duração em torno de 1 a 2 horas, de acordo com a complexidade do procedimento. A anestesia pode ser geral ou local com sedação, sob regime de internação em hospital dia, com alta no mesmo dia.

Paciente submetidos a esse procedimento podem começar a ler em dois ou três dias e retornar ao trabalho normalmente em aproximadamente cinco ou dez dias.

Transferência de gordura ou lipoenxertia

transferência de gordura, lipoenxertia ou lipofilling, é um procedimento onde se usa a própria gordura do paciente de uma determinada região para preencher outras, com diminuição de volume ou irregularidades.

Essa gordura é retirada através mínimas incisões na pele, aspiradas com auxílio de cânulas, processadas por decantação, lavagem ou centrifugação, para assim, serem injetadas nos locais necessários. Esse procedimento visa aumentar volume e dar um contorno na face, sendo capaz de elevar estruturas que desceram ao longo do tempo.

Dependendo do tamanho da área a ser tratada, o lipofilling, pode durar cerca de uma hora, fazendo uso de anestesia local na área onde ocorrerá tanto a captação quanto a aplicação da gordura. Nos primeiros dias, é comum que o rosto apresente um aspecto inchado, contudo, esse inchaço vai diminuindo a partir do terceiro dia e o paciente pode voltar a sua rotina após uma semana.

Procure um especialista em cirurgias plásticas faciais

Essas são só algumas das cirurgias faciais que existem e, com o avanço da medicina, é possível que muitos outros procedimentos ainda venham a existir.

É importante salientar que cirurgias plásticas são procedimentos sérios e podem trazer alterações incorrigíveis, além de cicatrizes permanentes. Desta forma, é extremamente necessário ter em mente que nenhum desses procedimentos deve ser feito por moda, afinal, todo e qualquer procedimento estético apresenta seus riscos.

O ideal é que procure por um cirurgião plástico especializado e de confiança, que vá colocar as cartas na mesa e apresentar todos os pós e contras de cada uma dessas cirurgias. Além disso, o profissional é o único que saberá apresentar todas as orientações necessárias e definir qual a melhor técnica para seu caso.

Gostou do artigo? Quer conhecer e entender mais sobre cirurgias plásticas? Então fique de olho em nosso blog (link do blog) para não perder nenhum dos nossos conteúdos. Aproveita e segue a gente no Facebook e Instagram, e saiba em primeira mão as dicas, curiosidades e informações sobre cirurgias plásticas!

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516