Ácido hialurônico: quem está capacitado para realizar?

Ácido hialurônico: quem está capacitado para realizar?

O ácido hialurônico é um grande aliado no combate às indesejáveis rugas da idade. É considerado o mais seguro entre os os tratamentos de rejuvenescimento existentes, desde que seja realizado por um médico com domínio sobre o procedimento. Os profissionais habilitados geralmente são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e constam na plataforma multimídia de busca mantida pela SBCP para que a população tenha acesso aos cirurgiões certificados no país pela Sociedade.

A certificação do médico pela SBCP é uma segurança para o paciente, pois significa que será atendido por um profissional que detém especialização em cirurgia geral e em cirurgia plástica, e foi aprovado na prova escrita e oral aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que faz parte das condições exigidas, junto com as especializações, para que se torne membro especialista da SBCP.

Preste atenção!

Outra forma de comprovar que o médico escolhido para realizar a aplicação do ácido hialurônico é habilitado é verificar no Conselho Federal de Medicina (CFM) se possui registro. O CFM é o órgão responsável por fiscalizar e normatizar a prática médica. Também é válido conversar com quem já fez o procedimento com o mesmo médico para obter informações sobre a atuação do profissional e a satisfação com o resultado.

Saber onde e como será feita a aplicação do ácido hialurônico também é importante. Como o procedimento é simples e não exige instalações hospitalares, nem internação para que seja realizado, pode ser executado no próprio consultório do médico ou clínica. Um ambiente seguro é autorizado pela Vigilância Sanitária e a informação é mantida em local de fácil acesso para os pacientes.

Além desses fatores, o sucesso do procedimento depende da qualidade do produto. O adequado é que seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa é a autarquia que regulamenta o uso de produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. Produto que não contém registro na Agência não deve ser utilizado.

Por que é importante cuidar?

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo. Serve, principalmente, como lubrificante. Após os 25 anos, a quantidade dele no organismo começa a diminuir, favorecendo o aparecimento do conhecido bigode chinês, das rugas e da flacidez no pescoço, por exemplo. Imperfeições causadas pela ação do tempo que podem ser suavizadas pelo uso do ácido hialurônico de forma mais natural, dispensando a necessidade de cirurgia.

O problema é que o resultado pode ser insatisfatório quando o profissional não é capacitado para realizar o procedimento, o local em que é feito não é fiscalizado para garantir as condições sanitárias e o produto é de origem duvidosa. Tudo isso coloca em risco a saúde e pode gerar complicações ainda mais difíceis de solucionar. Mas pode ser evitado estando atento a cada uma das orientações acima. Afinal, saúde é coisa séria.

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516