Abdominoplastia: como funciona e para quais casos é indicada?

Abdominoplastia: como funciona e para quais casos é indicada?

As cirurgias plásticas são uma especialidade da medicina cuja os principais objetivos são tratar algumas patologias, traumas e ainda melhorar os aspectos estéticos do paciente.

Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), são muitos os países que participam do ranking de cirurgias plásticas já feitas, e o Brasil se encontra em segundo lugar. São mais de 1,5 milhão de procedimentos anualmente, o que mostra a importância da estética na vida das pessoas.

Existem diversos tipos de cirurgias para diferentes partes do corpo, e é nesse meio que vamos abordar a abdominoplastia.

abdominoplastia é um procedimento onde é retirado a pele e gordura em excesso, no abdome, podendo também restaurar os músculos enfraquecidos, possibilitando a criação de um perfil abdominal mais suave.

Essa cirurgia  vem sendo cada vez mais procurada no mundo inteiro, tanto por mulheres como também por homens, e os motivos podem ir desde padrões estéticos à preocupação com a saúde. Continue a leitura para saber quando esta cirurgia plástica é recomendada, como é realizada, quais os riscos e cuidados pós-operatórios. Boa leitura!

Quando a abdominoplastia é indicada?

De modo geral, essa cirurgia é indicada para aquelas pessoas que tiveram uma perda de peso significativa ou gestações, resultando no excesso de pele na região do abdome e na flacidez da musculatura. Essas alterações dificilmente serão revertidas apenas com exercícios físicos e dieta. Entretanto, há também suas contraindicações.

Em casos em que a paciente tenha a vontade de uma gestação futura, esse procedimento não é indicado, apenas porque o resultado será perdido pela nova distensão do abdome. Além disso, fumantes e pessoas com obesidade possuem um maior risco de complicações, como trombose e necrose, entre outras. Portanto, o ideal é a suspensão do tabagismo e diminuição do peso corporal, tornando possível, assim, a realização da cirurgia com segurança.

Independente do caso, é necessário que a pessoa faça uma consulta com cirurgião plástico, a fim de saber investigar seu histórico de saúde, condição para realizar o procedimento, assim como diagnóstico e definição do plano cirúrgico mais indicado. Além disso, uma conversa sincera sobre todos os riscos que a cirurgia pode proporcionar e o entendimento destes pelos pacientes é fundamental.

Quais os riscos da abdominoplastia?

É muito importante frisar que a abdominoplastia é um procedimento cirúrgico, e assim como todo procedimento cirúrgico, existem seus riscos. Algumas complicações podem surgir, desde as mais simples até as mais severas.

Um exemplo de complicação simples seria uma cicatriz hipertrófica ou queloidiana; já as complicações mais severas podem ir de trombose, infecção, sangramentos. Contudo, também é muito importante destacar que um paciente apenas é submetido a esta cirurgia mediante a normalidade dos exames pré-operatórios solicitados pelo médico cirurgião.

Um bom cirurgião plástico saberá conduzir corretamente todo o pré e pós operatório, proporcionando uma cirurgia com o menor risco possível. Por isso, é essencial os pacientes saibam escolher uma clínica especializada e que apresente toda a confiança necessária.

Como essa cirurgia funciona?

A abdominoplastia, em nossa equipe, é realizada com anestesia geral, preferencialmente venosa.

No pré-operatório, pouco antes de iniciar a cirurgia e, com a paciente acordada, são feitas medições e marcações na pele, com o objetivo de planejar a retirada de pele do abdome e a lipoaspiração associada, se houver necessidade. A incisão (corte) é feita na pele inferior do abdome, localização semelhante a uma cesariana, porém, mais extensa nas laterais, se estendendo até próximo dos quadris.

Em seguida, faz-se o descolamento do conjunto pele e gordura subcutânea da fáscia (capa) dos músculos retos abdominais até o apêndice xifoide (limite superior do abdome),contornando o umbigo e mantendo-o fixo em sua posição original.

A partir deste momento é realizada plicatura (reaproximação) dos músculos retos abdominais, em dupla camada e, sem que haja visualização de órgãos intra-abdominais.

A mesa cirúrgica permite posicionamento adequado para este procedimento, proporcionando elevação do dorso (costas) e joelhos, posição chamada de Fowler (paciente semi-sentada). A pele em excesso será esticada para baixo, até a região pubiana, para que seja removida e, logo depois, uma pequena retirada de pele promove o reposicionamento do umbigo original.

Todas as incisões cirúrgicas são fechadas cuidadosamente em 3 planos (níveis),internamente, sem exposição de pontos ou fios externamente.

Curativos especiais e impermeáveis, que promovem melhora da cicatrização, como o conjunto prineo e dermabond, são colocados na finalização da cirurgia.

É uma cirurgia que costuma durar entre 2 a 4 horas, dependendo do volume de lipoaspiração associada ou não, sendo fundamental seguir com muita atenção e muito cuidado as orientações do período pós-operatório.

Cuidados após a cirurgia plástica no abdome

Cuidados após qualquer cirurgia são extremamente importantes, e isso não seria diferente no caso da abdominoplastia. Ter uma atenção redobrada a todas as recomendações dadas pelo médico é essencial para uma boa recuperação, além de sucesso nos resultados.

Os cuidados mais recomendados pelos profissionais são:

  • repouso pelo tempo indicado;

  • andar para ajudar na circulação, mas nada de movimentos bruscos ao se levantar;

  • dormir de barriga para cima, com elevação das costas e joelhos na primeira semana;

  • manter uma dieta leve;

  • hidratar-se bastante;

  • usar cinta modeladora 24 horas por dia;

  • comparecer nas consultas do pós-operatório.

Esses são só alguns dos cuidados, afinal, todo cuidado é pouco quando falarmos de uma cirurgia como essa.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Acesse nosso blog e leia os nossos artigos. Estamos sempre buscando os melhores conteúdos para manter vocês informados.

A d’Avila Clínica oferece os mais avançados recursos disponíveis. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo em primeira mão! Tem alguma outra dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pelos telefones (48) 4009-3395 / (48) 98815-3003. Teremos muito prazer em ajudá-lo.

Publicado por:
A d’Avila Clínica foi fundada pelo médico cirurgião plástico Dr. Conrado d’Avila e pela psicóloga Gabriela d’Avila, em 2010.

Cadastre seu e-mail para receber informativos

    ENDEREÇO
    Cota Office Square Rua Vitor Konder, 125, sala 302 - Centro Florianópolis - SC, 88015-400
    FALE CONOSCO:
    Diretor Técnico
    Dr. Conrado d’Avila
    Cirurgião Plástico
    CRM/SC 12473 | RQE 9516